Autor Tema: ADC 24-Bits ?????  (Leído 2153 veces)

0 Usuarios y 1 Visitante están viendo este tema.

Desconectado ivan braga

  • PIC12
  • **
  • Mensajes: 77
ADC 24-Bits ?????
« en: 17 de Mayo de 2008, 03:45:36 »
   Olá a todos.

   Vou tentar descrever meu problema.

   Estou desenvolvendo um aparelho para medir a densidade, ou seja um densimetro.
   A parte analogica esta praticamente pronta, porem estou tendo problemas com a parte digital, pois necessito ler alguns dados em um  ADC e depois mostrar estes dados em um lcd.
   O range de leitura que é o problema pois preciso ler em alguns momentos uma variação de 0,000.003v até 4,5v, com isso terei que usar um IC ADC no circuito pois o ADC do pic pelo que estive lendo é só de 10-Bits.
   Estou trabalhando com o CCS, e já vi que em sua biblioteca tem alguns ADC de 16-Bits, porem ainda sim não é o suficiente, pois a sua sensibilidade é de 0,000.068 (4,5 / 65536 = 0,000.068...).
    Como uso o proteus para simular o circuito, buscando em sua biblioteca achei o LTC2440, que é de 24-Bits.Ai vem a pergunta, alguem já usou este IC, será que pode ser usado no meu projeto???
    Pois a 24-Bits seria 0,000.000.26 (4,5 / 16777216 = 0,000.000.26...) é isso ou estou ficando LOCO  :shock:

   Estou aguardando ideas e sugestión  :mrgreen:

   Para que fique claro em alguns momentos vou ler 4,221.001 e em outros vou ler 4,221.004 , como tambem teriei 0,000.123 e uma mudança para 0,000.119.
   
   Me desculpe, por escrever em portugues mais acho que dá para entender, e se não fui bastante claro por favor perguntem. :z)

   Aqui esta o datasheet do LTC2440

   Gracias a todos.

   Ivan Braga

« Última modificación: 17 de Mayo de 2008, 03:58:14 por ivan braga »
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Incluso el objeto más inanimado tiene suficiente movimiento para interponerse en su camino y provocar un accidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."

Desconectado manex_1987

  • Colaborador
  • PIC24H
  • *****
  • Mensajes: 1127
Re: ADC 24-Bits ?????
« Respuesta #1 en: 17 de Mayo de 2008, 09:01:56 »
Para esas precisiones ya puedes filtrar bien la señal (con condensadores, planos de masa, apantallamiento del sensor, etc etc) porque para leer 0,000003V de variacion sin error...

Podrias poner la parte analogica para ver quetal esta? La PCB?

Proteus estara muy bien para simular el sistema teoricamente, pero la practica te dará muchas sorpresas, sobre todo si quieres esa precision. Mira appnotes sobre como suprimir el ruido, tecnicas de diseño de pcbs, etc...

Desconectado Gonzalo_BlackHawk

  • Colaborador
  • PIC24F
  • *****
  • Mensajes: 519
Re: ADC 24-Bits ?????
« Respuesta #2 en: 18 de Mayo de 2008, 20:42:52 »
24 bits?!?!?!!?!?  :? Quiero ver el acondicionamiento de esa señal!!, me carcome la ansiedad, ya un ADC de 16 bits generalmente da dolores de cabeza con el tratamiento preconversion, mejor no me quiero imaginar.

Acabo de leer el datasheet de ese ADC y los 24 bits estan sujetos a condiciones muy restringidas de utilización, por lo que no creo que en una aplicación industrial se pueda alcanzar mas de 18 o 19 bits.

Saludos.
"Siempre piensa si el jugo vale la exprimida..."

"La muerte esta tan segura de vencer que nos da toda una vida de ventaja."