Joesor, também tive a mesma impressão.
Em nenhum outro forum, brasileiro ou não, aprendi tanto sobre microcontroladores como aqui, e descubro que a cada dia me falta muito para falar bem a lingua dos microcontroladores, e com a ajuda do forum tenho dado continuidade no meu trabalho de escola.
Assim como você, conheci o MickoC pela bela interface, e boa documentação, mas até hoje não consegui me desligar do C30 e C18. O que percebi no MickoC é que haveria necessidade mais que constante em manter-se atualizado, pois as bibliotecas fazem parte do compilador e não notei acesso ao seu conteúdo. Por isso, fiquei com a impressão que MicroC é bom, e esta amadurecendo, mas C18 e C30 me permite maior controle sobre o hardware.
Aqui no forum o pessoal tende a usar CSS, mas não tive a oportunidade de usa-lo.
Aqui no brasil existem bons livros sobre CSS, o que não acontece com C30 e C18, sinceramente, não encontrei nenhum livro para esse compilador, falha da Microchip no meu ponto de vista.
Eu penso, em futuramente, obter CSS para usar a documentação que tenho acesso aqui no Brasil, pense a respeito.
Abraços.